• Stephanie Assimakopoulos Garófalo

Acidentes com os dentes: o que fazer?

A primeira reação que temos ao quebrar um dente é nos desesperarmos. É algo que pode acontecer em diversas situações como, em uma quedas, esportes de contato ou durante a mastigação de algum alimento duro.


Pensando nisso, trouxemos algumas orientações sobre como lidar com essa situação inesperada.


O DENTE QUEBROU E AGORA?


A primeira dica é clichê, mas extremamente importante: mantenha a calma!


Caso haja danos aos tecidos moles (lábios, língua e gengivas), é necessário limpar a região com gaze ou pano limpo e, em seguida, exercer pressão sobre o ferimento, para controlar o sangramento e procurar imediatamente o dentista de confiança. Apenas um profissional é capaz de avaliar o grau de dano causado, através de raio-x e exames clínicos.


Em se tratando de dentes, existem três tipos básicos de lesões que podem ocorrer em um acidente e cada uma precisa ser cuidada de uma maneira específica, confira:


1 - Avulsão Dentária:


Consiste no deslocamento do dente para fora do seu alvéolo, ou seja, quando o dente se solta completamente da boca. É importante lembrar que, em caso de avulsão, o dente deve ser segurado pela região da coroa (parte que fica exposta ao meio bucal), evitando ao máximo tocar na raiz.


Outra dica importante é lavá-lo em água corrente e em seguida, caso sinta-se seguro, reinseri-lo no osso. Caso não se sinta seguro para isso, armazene-o em um pote com leite.


Todo este processo não deve exceder 40 minutos, pois é o tempo máximo que o dente “suporta” antes de entrar em degradação.


🧒 Em crianças…


Quando o trauma ocorre em crianças, alguns procedimentos precisam ser diferentes. A reinserção não deve ser feita com dente de leite, pois pode lesionar o dente permanente que está por vir. Procure rapidamente o dentista.


2 - Intrusão Dentária:


Esse traumatismo faz com que o dente seja empurrado para o interior de seu alvéolo, isso significa que o dente "entrou" mais profundamente no osso, esmagando as fibras do ligamento periodontal e causando danos ao feixe vásculo-nervoso que o alimenta.


Neste caso, se o dente instruiu, somente limpe as escoriações e procure imediatamente o dentista.


3 - Quebra de Dente:


Esse trauma é considerado o mais comum e ocorre quando apenas um pedaço do dente é partido em consequência da queda. O indicado é procurar o fragmento que soltou, lave-o em água corrente e leve-o, armazenado também em leite, até o dentista.


QUAIS OS TRATAMENTOS PARA UMA FRATURA DENTAL?


Vale ressaltar que somente o dentista pode indicar o melhor tratamento, pois tudo depende da forma que o dente foi quebrado.


Contudo, é comum que nos casos leves de fratura, o profissional avalie a possibilidade de reaproveitar o fragmento ou restaure a parte quebrada com resina composta. Em contrapartida, nos casos mais graves, nos quais é preciso reinserir o dente, pode ser indicado fazer o tratamento de canal, a contenção do elemento e acompanhamento radiográfico para verificar se o dente permanecerá estável e saudável na boca.


O implante dentário também é uma opção para pacientes adultos que sofreram a perda de algum dente, seja por um acidente ou por patologias bucais.


Já nas intrusões, o acompanhamento radiográfico é de suma importância para avaliar se o dente retornará a sua posição original ou se será necessária uma cirurgia para o reposicionamento do dente. Nos dentes de leite, o acompanhamento em longo prazo é necessário também para que se observem os possíveis danos ao dente permanente que está abaixo da região do trauma.


👧 Em crianças:


Nos dentes de leite, o dentista poderá somente fazer um acompanhamento radiográfico ou optar por um aparelho mantenedor de espaço, para evitar que os dentes fechem o espaço e impeçam a irrupção do permanente.



QUAIS OS DANOS DE UM DENTE QUEBRADO?


Além da dor e desconforto, o trauma dental pode causar infecções, lesões e, até mesmo, danos na mandíbula. Para não deixar os problemas se agravarem é preciso procurar ajuda profissional e seguir as recomendações.


GARÓFALO ODONTOLOGIA


Sofreu algum acidente e perdeu ou fraturou um ou mais dentes? Calma, siga todos os procedimentos citados acima e procure os profissionais da Garófalo Odontologia, iremos te ajudar a restaurar o seu sorriso com muita segurança, tecnologia e conforto.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
 
WhatsApp