top of page
  • Foto do escritorStephanie Assimakopoulos Garófalo

Odontopediatria: Primeira Consulta


Para uma vida plena e saudável, os cuidados com a saúde devem começar logo na infância. Nesses cuidados, está incluída, também, a saúde bucal. Nos tempos atuais, a primeira visita ao dentista reserva muitas boas surpresas e novidades que encantam os pequenos pacientes.

Nessa primeira visita, após perguntar sobre a saúde geral, o/a odontopediatra conversa com os responsáveis para saber mais sobre a criança (hábitos, rotinas alimentares, rotinas de higiene,etc..), conhecendo assim os riscos que ela tem de desenvolver problemas bucais (cárie, gengivite, etc.).

O odontopediatra apresenta o consultório de forma acolhedora, estimulando a curiosidade da criança, sempre com explicações coerentes à sua faixa etária.

Após isso faz-se um exame da criança: inspeção visual (desenvolvimento, dentes, gengiva, respiração,deglutição, mastigação, fala).

Geralmente, é realizada também a profilaxia. Usa-se um evidenciador, que colore a placa bacteriana, assim os pais e a criança visualizam se a escovação feita em casa está sendo efetiva e a orientação de higiene bucal, que por sua vez, ajuda a contornar dificuldades e corrigir falhas.

Na consulta de rotina nenhum procedimento é doloroso. Os pais devem estar conscientes disto para se posicionar frente às eventuais "queixas", típicas nas crianças de pouca idade. Com o amadurecimento da criança e a repetição desses passos, ela se acostuma e acaba se formando um vínculo afetivo de confiança com o profissional. Quanto antes a criança fizer a primeira consulta, mais facilmente irá incorporar hábitos saudáveis em seu dia a dia, prevenindo a ocorrência de problemas bucais.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page