top of page
  • Foto do escritorStephanie Assimakopoulos Garófalo

Tabagismo e os malefícios para a saúde bucal: um alerta para cuidarmos dos nossos dentes



Todos nós estamos cientes dos danos causados pelo tabagismo à saúde geral, como problemas cardiovasculares e doenças respiratórias. No entanto, muitas vezes esquecemos de mencionar os efeitos negativos que o cigarro tem sobre a saúde bucal.

ESCURECIMENTO DOS DENTES: um dos efeitos visíveis do tabagismo nos dentes é o escurecimento, causado pelos agentes químicos presentes no cigarro. Os dentes podem ficar com uma coloração amarelada ou acinzentada, comprometendo a estética do sorriso, afetando a autoconfiança. O escurecimento causado pelo tabaco é uma das razões frequentes pelas quais muitos fumantes buscam tratamentos odontológicos para clareamento dental.

DOENÇAS PERIODONTAIS: o fumo aumenta significativamente o risco de desenvolvimento e progressão de doenças periodontais e alterações gengivais. A nicotina e outras subtâncias tóxicas presentes no cigarro afetam o fluxo sanguíneo na gengiva, impedindo a entrega de nutrientes essenciais para a saúde dos tecidos. O tabagismo compromete o sistema imunológico, deixando a boca mais susceptível à infecções bacterianas.

PERDA ÓSSEA: a saúde óssea também é afetada pelo tabagismo. Fumar compromete a capacidade do organismo de absorver vitamina C, fundamental pra a saúde dos tecidos conjuntivos, incluindo os ossos

de sustentação dos dentes. A diminuição da densidade óssea pode levar a perda dos dentes e aumentar a necessidade de intervenções odontológicas como próteses e implantes.

DIFICULDADE DE CICATRIZAÇÃO: fumantes tem maior risco de complicações após procedimentos dentários, devido às propriedades vasoconstritoras do tabaco e ao retardo na cicatrização. Extrações de dentes e cirurgias periodontais podem ter resultados menos favoráveis em fumantes, dificultando o processo de recuperação e aumentando as chances de infecções.

CÂNCER: o hábito de fumar é uma das principais causas do câncer bucal. A chance de um fumante desenvolver câncer de boca é de 6 a 16 vezes maior que entre as não fumantes. A nicotina favorece a proliferação das células cancerosas.

O tabagismo não apenas afeta negativamente a saúde geral, mas também traz sérios prejuízos à saúde bucal. É crucial que quem fuma esteja ciente desses riscos e busque medidas par cuidar da saúde, inclundo visitas regulares ao dentista, prática de uma boa higiene oral e consideração de um programa de cessação do tabagismo.

Afinal todos merecemos um sorriso saudável e radiante!

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page