• Stephanie Assimakopoulos Garófalo

Lentes de contato de resina ou cerâmica: qual a melhor opção?

Lente de contato dental é um termo que se popularizou no Brasil, para definir os laminados cerâmicos. Laminados cerâmicos são lâminas extrafinas colocadas sobre os dentes naturais para reparar danos ou melhorar o aspecto visual, sendo um processo bastante conservador.


As lentes de contato, também conhecidas como facetas, se popularizaram muito nos últimos anos. As facetas cerâmicas, aqui conhecidas como lentes de contato dentárias são recobrimentos ultrafinos, entre 0,3 até 1mm de espessura. São indicadas para problemas como mudança de forma, tamanho, cor e em alguns casos, até posição dos dentes. Lembrando que sempre o diagnóstico do dentista é fundamental na opção entre esse tratamento e a ortodontia.


LENTES DE RESINA


Atualmente, também muito se fala em LENTES EM RESINA. O que na realidade é apenas dar um novo nome aos procedimentos restauradores com resinas que já eram executados desde os anos 80. Tal qual os laminados ou lentes cerâmicas, estas “lentes em Resina” mascaram imperfeições dentárias, como manchas, fraturas ou aparências que não agradam o paciente. Ambos os procedimentos são precedidos de estudo detalhado do sorriso do paciente, planejamento restaurador que envolve etapas de ensaio restaurador e Teoricamente, o que diferencia a indicação entre os dois tipos de material é a sua longevidade, manutenção de brilho e índice de desgaste. Fatores como a necessidade ou não de desgaste dos dentes para realizar cada um deles, dependem de cada caso.



Sendo assim, não existem indicações ideais para um ou outro material, nem a possibilidade de se afirmar que um material seja superior ao outro. Mas sim que existe um melhor material para cada caso ou para determinado paciente.


O Prof. José Carlos Garófalo. Diretor clínico da Garófalo Odontologia é um dos autores do primeiro livro sobre Laminados Cerâmicos publicado no Brasil em 1994, pela Editora Santos e um dos precursores da técnica no Brasil. A técnica existe desde 1983 e o conceito de laminados extra-finos desde 1995, ao contrário do que vemos diariamente em redes sociais onde se divulga como técnica ultra moderna.


Quer fazer laminados e lentes com quem tem mais de 30 anos de experiência na técnica? Garófalo Odontologia


TRATAMENTOS DENTÁRIOS NA GARÓFALO ODONTOLOGIA


Na Garófalo Odontologia você encontra profissionais capacitados, preparados para lhe prestar todas as orientações necessárias.


Aproveite, entre em contato e marque uma consulta!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
 
WhatsApp