• Stephanie Assimakopoulos Garófalo

Implantes dentários, entenda quais cuidados você deve ter

Utilizados para restaurar a função de dentes que foram perdidos, implantes são, atualmente, a opção para quem quer ter seu sorriso de volta.


O implante dentário é uma ótima maneira de reabilitar pacientes que tiveram perda total ou parcial da dentição. O tratamento é feito através da colocação de um pino de titânio nos ossos maxilares, que permitirá a instalação de uma prótese dental, substituindo o elemento dental, quando não há mais possibilidade de manter em função um dente fraturado ou muito danificado.


Após a instalação de implantes dentários e finalização dos procedimentos protéticos, como cuidar dos implantes em boca? Se essa é uma de suas dúvidas, separamos algumas dicas e informações às quais você deve se atentar.


Cuidados pós-procedimento


O primeiro ponto de atenção que você deve ter é em relação aos cuidados após a cirurgia de instalação do implante. Além de seguir às instruções específicas passadas pelo cirurgião dentista para cada caso, é importante seguir também outros cuidados, a fim de evitar desconforto e complicações.


1. Repouso


É importante seguir rigorosamente o repouso indicado após a cirurgia. Em geral, recomenda-se de 48 horas até 10 dias de repouso relativo, dependendo da extensão do procedimento. Caso apareçam inchaços nessa fase, é recomendável usar compressas geladas para aliviar dores e desconforto. Também podem ser usados medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo profissional.


2. Alimentação adequada


Um bom pós-operatório também envolve uma alimentação adequada após o procedimento. São aconselhados alimentos mais líquidos, gelados e que não necessitem muito esforço ao mastigar, evitando, assim a compressão da região operada. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas durante esse período.


3. Acompanhamento médico


Alguns dias após a realização do procedimento, é necessário retornar ao consultório para uma consulta de acompanhamento. Além de conferir como está o processo de cicatrização e a resposta do organismo ao implante, o dentista fará as recomendações de manutenção do implante realizado.


Cuidados de manutenção


Uma vez que seu implante já esteja cicatrizado, não abandone as recomendações do seu dentista! Hábitos de higienização e manutenção do seu implante dentário são tão importantes quanto os cuidados pré e pós-operatórios.


1. Dê atenção especial à higienização


A higiene é um passo importante em qualquer rotina de cuidados bucais. Em pacientes implantados é ainda mais essencial estar atento aos passos e técnicas de limpeza corretos.


Apesar de os implantes terem algumas diferenças entre si, as etapas de limpeza costumam ser semelhantes.


2. Limpeza interdental


A limpeza interdental é muito importante para a manutenção dos seus implantes. Não realiza-la facilita o acúmulo de resíduos entre os dentes e entre a prótese e a gengiva, o que, por consequência, pode promover doenças como gengivite e periimplantite. Atenção: Tenha sempre cuidado para não se machucar ao usar fio dental.


Além disso, para espaços interdentais maiores e próteses tipo protocolo, também podem ser utilizadas escovas interdentais (que complementam o trabalho do fio dental) e jatos propulsores de água, lembrando que os últimos são bons aliados na remoção de grandes resíduos de sujeira, mas não substituem as escovas interdentais e o fio dental.


3. Escovação


Utilize, preferencialmente, uma escova de cerdas macias para não gerar danos às gengivas. A técnica de escovação mais apropriada para cada caso deve ser orientada pelo profissional.


4. Hábitos saudáveis


A alimentação saudável aliada às visitas regulares ao dentista e abstenção de hábitos danosos, como tabagismo, serão grandes aliados na manutenção das próteses por mais tempo.


Fique sempre atento


Todos esses cuidados são importantes para manter a saúde bucal em dia e manter íntegros os implantes e próteses, trazendo benefícios não apenas estéticos, como também funcionais.


Está precisando de implantes? Aqui na Garófalo Odontologia estamos prontos para fazer uma avaliação sobre o seu caso. Aproveite, entre em contato e marque uma consulta!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
 
WhatsApp