• Stephanie Assimakopoulos Garófalo

Harmonização orofacial: como funciona?

A Harmonização Orofacial (HOF) tem ganhado espaço nos consultórios odontológicos. Confira como funciona o tratamento e seus benefícios.

Ter um sorriso bonito e estar confortável ao exibi-lo é essencial para se sentir bem consigo mesmo. Da mesma forma, adequar a aparência facial àquilo que se deseja é um dos principais motivos para o aumento da busca por tratamentos estéticos.


O processo de Harmonização Orofacial vem ganhando espaço e conquistando muitos adeptos. A HOF compreende diversos tratamentos intra e extrfa-orais que visam melhorar aspectos estéticos e funcionais da face e passou a ser considerada uma especialidade da odontologia, a partir da regulamentação do Conselho Federal de Odontologia, em 2019.

O que é a Harmonização Orofacial


A Harmonização Orofacial (HOF) consiste no emprego de diferentes técnicas com a finalidade a buscar um equilíbrio entre a estética e a parte funcional da face, dando atenção especial ao sorriso.


A Harmonização pode ser utilizada para equilibrar os músculos da mastigação e, com isso, diminuir desconfortos faciais; para diminuir assimetrias, melhorar proporções e manejar de forma gradual o envelhecimento.


Além disso, a Harmonização é útil também em casos de paralisia facial e amenização dos sintomas do bruxismo, por exemplo. Por dar atenção ao bem-estar e à saúde, as técnicas são capazes de restaurar disfunções e, ao mesmo tempo, a autoestima do paciente.

Técnicas empregadas na Harmonização Orofacial

São diversos os métodos que podem ser aplicados, escolhidos a depender da necessidade de cada paciente e do resultado almejado. Tudo isso deve ser conversado com o profissional que realizará o procedimento.

1 - Toxina botulínica

A toxina botulínica serve à uma ampla gama de necessidades. Além da estética, ela pode ser utilizada para questões funcionais relacionadas à saúde bucal, como alguns tipos de bruxismo, sorriso gengival, assimetrias e paralisias faciais. Quando corretamente aplicada, ela promove o “relaxamento” dos músculos do local, tornando músculos que eram hiperativos em músculos com atividade normal, aliviando tensões e contrações musculares excessivas.

2 - Preenchimento com ácido hialurônico

Nesta técnica, o ácido hialurônico serve como um gel capaz de preencher determinados espaços do rosto, que foram perdidos ao longo do tempo, buscando um equilíbrio entre proporções faciais. Pode ser utilizado, principalmente, para compensar perdas de colágeno e gordura.

3 - Bichectomia

A bichectomia consiste na remoção de um tecido adiposo específico na região das bochechas e tem alcance estético limitado. A principal função desse procedimento é diminuir desconfortos relacionados à mastigação.

4 – Bioestimuladores de colágeno

Técnica que induz a produção de colágeno e pode ajudar no rejuvenescimento e diminuição da flacidez da pele.

Existem, ainda, diversas outras técnicas relacionadas à HOF. É fundamental que um profissional da área faça a avaliação individualizada de cada paciente, para melhor solucionar suas queixas e necessidades.

Cuidados necessários


Antes de realizar qualquer procedimento de harmonização oroacial é fundamental buscar um profissional habilitado que poderá tirar suas dúvidas e indicar o tratamento mais adequado. Além disso, antes da HOF, é necessário que o tratamento bucal do paciente tenha sido finalizado, minimizando riscos de infecção local e aumentando as chances de satisfação do paciente com o resultado global da face.


Apesar de ser pouco invasiva e possuir muitos benefícios na restauração estética e funcional, a Harmonização Orofacial deve ser levada a sério e encarada como qualquer outro procedimento odontológico, exigindo atenção e segurança.


Na Garófalo Odontologia, estamos sempre em busca do que há de mais atual, para oferecer o melhor para os nossos pacientes, tanto em conhecimento, quanto em tecnologia.


Aproveite, entre em contato e marque uma consulta!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
 
WhatsApp