Clareamento dental X alimentação

Até hoje, existem diversos mitos acerca do clareamento dental. Entre elas, a recomendação de que os pacientes evitem, durante e após o tratamento, bebidas e alimentos pigmentados, como café, refrigerantes à base de cola, vinho, açaí, entre outros. Porém, será que isso é verdade? Vamos descobrir!


CLAREAMENTO DENTAL


Há muitos fatores que influenciam na pigmentação amarelada ou escura dos dentes, por exemplo, alimentação, idade, aspectos genéticos e traumas. Mas, independentemente das razões, dentes manchados são capazes de interferir diretamente na vida de muitas pessoas.


O clareamento dental tem como objetivo eliminar os pigmentos responsáveis pelo escurecimento/amarelamento dos dentes e consiste na utilização de produtos à base de peróxido de hidrogênio ou carbamina, que ao entrar em contato com os dentes, têm o poder de quebrar as moléculas de pigmento.


Entre os principais benefícios do clareamento dental podemos listar:

  • Ajuda na autoestima

  • Proporciona mais confiança

  • Ajuda a buscar hábitos saudáveis

  • Auxilia na identificação de outros problemas

A princípio qualquer paciente pode submeter-se ao clareamento dental. Entretanto, para a obtenção de resultados seguros e satisfatórios deve ser feita uma avaliação criteriosa com o cirurgião dentista, para uma indicação individualizada do melhor método de tratamento.


QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO?

Em relação aos resultados visíveis, dependerá muito do paciente e do método a ser utilizado. O clareamento precisa ser realizado e acompanhado por um dentista do início ao fim, mas, normalmente, é possível notar os resultados do clareamento a partir da primeira sessão de 50 minutos, ou do quinto dia, no caso da modalidade de auto aplicação.

No que se refere a durabilidade do clareamento, são necessários bons hábitos do paciente, como higienização correta, alimentação e visitas ao dentista. Se todas essas orientações forem seguidas, a durabilidade varia, em média, de 2 a 5 anos.

O QUE PODE E NÃO PODE COMER DURANTE O TRATAMENTO?


Agora vamos ao que interessa: aquele cafezinho que muita gente não vive sem, é realmente um vilão?

Antigamente, a recomendação era de que os pacientes evitassem, tanto durante o tratamento quanto depois, alimentos com corantes.


No entanto, hoje sabe-se que estes corantes são constituídos de cadeias macromoleculares que não conseguem permear através do esmalte humano, ou seja, não vão escurecer ou manchar permanentemente os dentes. E que, caso ocorra alguma mancha, ela é superficial e pode ser facilmente removida no consultório. É claro que, no caso de fumantes, o ideal é eliminar o hábito ou reduzir a quantidade de cigarros para um resultado mais duradouro.


Por isso, o importante mesmo é o paciente fazer a higienização bucal completa, sem se esquecer do fio dental, após as refeições e antes de dormir. Além disso, a visita ao dentista deve acontecer a cada 6 meses para manter a saúde bucal em dia.


Entretanto, se você quer evitar o aparecimento dessas manchas, mesmo que superficiais, o ideal é deixar de lado alimentos como:

  • Molhos de tomate e outros pigmentos escuros;

  • Bebidas alcoólicas coloridas;

  • Refrigerantes;

  • Iogurtes com corantes;

  • Café;

  • Sucos de uva ou de frutas ácidas;

  • Alimentos pigmentados com a cor roxa, como açaí e beterraba;

  • Alimentos como biscoitos e doces coloridos artificialmente.


OUTROS MITOS SOBRE CLAREAMENTO DENTAL QUE MUITOS ACREDITAM:

  • Os dentes ficam mais sensíveis após o clareamento

  • O clareamento estraga o esmalte dos dentes

  • O resultado ficará artificial


GARÓFALO ODONTOLOGIA

Na Garófalo Odontologia utilizamos, principalmente, o clareamento de auto-aplicação, com moldeiras individuais e géis de baixa concentração, o que traz mais conforto durante o tratamento, minimiza as chances de sensibilidade, causa menos danos pulpares e aumenta a estabilidade de cor (duração do tratamento).


Além disso, são realizados protocolos fotográficos e tomada de cor pré e pós-tratamento, dessensibilização prévia, quando necessário, e a utilização das melhores marcas do mercado.


Posts Em Destaque
Posts Recentes