Stephanie Assimakopoulos Garófalo
Câncer de mama e dentes: A importância dos cuidados bucais durante o tratamento

O câncer de mama é uma doença que afeta milhares de mulheres em todo o mundo. Durante o tratamento, é comum que as pacientes enfrentem diversos desafios como a queda de cabelo, fadiga e alterações no sistema imunológico. No entanto, muitas vezes os cuidados com a saúde bucal são deixados de lado nesse processo.
É importante lembrar que a saúde bucal também é fundamental durante o tratamento do câncer de mama. A quimioterapia e a radioterapia podem causar efeitos colaterais na boca, como mucosite, xerostomia (boca seca) e sangramentos. Além disso, a imunidade comprometida torna pacientes mais suscetíveis às infecções bucais.
Por isso, é fundamental que as mulheres em tratamento de câncer de mama estejam atentas aos cuidados com a saúde bucal. Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental e ter uma alimentação equilibrada são hábitos simples que podem fazer toda a diferença.
É também importante que as pacientes informem seus dentistas sobre o tratamento que estão realizando, para que eles possam adaptar os cuidados e tratamentos de acordo com as necessidades de cada paciente. O dentista poderá indicar produtos específicos para a higiene bucal, como enxaguantes bucais sem álcool e escovas de cerdas macias.
Durante o tratamento de câncer de mama é comum as pacientes enfrentarem também problemas de saúde bucal relacionados à queda da imunidade. Infecções. gengivite e periodontite podem se agravar nesse período, por isso é fundamental que as pacientes conheçam os sinais de alerta, como sangramentos, inchaço e dor na boca.
Além dos cuidados diários, é importante que as pacientes em tratamento realizem visitas regulares ao dentista para uma avaliação completa da saúde bucal. O dentista poderá identificar precocemente possíveis problemas e indicar o tratamento adequado.
A prevenção é a melhor forma de evitar problemas e doenças bucais. Cuide-se, você merece!