• Stephanie Assimakopoulos Garófalo

Botox® e Odontologia: combinação segura e eficiente

Você sabia que a toxina botulínica, conhecida popularmente pelo nome comercial Botox®, é muito utilizada nos consultórios odontológicos não só para fins estéticos, mas também para fins terapêuticos?


O QUE É BOTOX?


A toxina botulínica é uma proteína produzida por uma bactéria anaeróbica chamada de Clostridium Botulinum e tem como principal objetivo a diminuição do tônus muscular.

Ao ser injetado, o Botox® se espalha pelos tecidos e atua como um bloqueador neuromuscular que impede as transmissões de estímulos dos neurônios para os músculos, inibindo a contração muscular de forma parcial ou completa.


DENTISTAS PODEM APLICAR O BOTOX?


A toxina botulínica não é algo novo na área da Odontologia. Cirurgiões-Dentistas já utilizam a substância há muito tempo, para uso terapêutico em diversas disfunções, como dor orofacial, bruxismo e correção de sorriso gengival.


Então, a resposta é sim!


Entre os benefícios de se realizar a aplicação da toxina com um dentista podemos citar:

  • Grande conhecimento específico de anatomia da face;

  • Correta indicação do uso da técnica devido ao diagnóstico amplo, levando em consideração a harmonia de toda a face incluindo dentes, musculatura e suporte ósseo;

  • Utilização complementar a tratamentos odontológicos/bucais.


PARA QUAIS DISFUNÇÕES OS DENTISTAS UTILIZAM O BOTOX?


Entre os principais benefícios da toxina botulínica para a saúde bucal, estão:


- Ajuda com o bruxismo e melhora a dor facial:


Condição na qual os músculos da mastigação trabalham excessivamente, realizando uma parafunção, que pode resultar no desgaste dentário, dores articulares e, em casos mais graves, em fraturas dentais.


O desgaste provocado pelo bruxismo pode acarretar em perda dos guias de desoclusão, levando a uma descompensação funcional que pode sobrecarregar a articulação temporomandibular.


Se o paciente sofre por alguma dor provocada por alterações na articulação, ele pode - e deve - procurar um profissional de Odontologia e aplicar a toxina botulínica, beneficiando-se da sua atuação na musculatura da região e amenizando as dores.


Além disso, pacientes bruxomanos podem sentir dores de cabeça frequentes, inchaço na face, dores cervicais, entre outras. Com a aplicação do Botox®, a toxina inibe esta hiperatividade e reduz a contração muscular, levando a musculatura a um estado de normalidade, diminuindo assim os sintomas.


O bruxismo é uma doença multifatorial, portanto seu tratamento é multidisciplinar. A aplicação de toxina botulínica nos músculos da mastigação são uma ótima alternativa para amenizar a sintomatologia dolorosa.


- Sorriso gengival


A correção do sorriso gengival através da toxina é um exemplo de aplicação com finalidade estética no consultório odontológico. Quando injetada nos músculos responsáveis pelo levantamento do lábio superior (sorriso), o Botox® proporciona o relaxamento da região, bloqueando o excesso de exposição gengival.


A TOXINA BOTULÍNICA É SEGURA?


Sim. Uma das vantagens da toxina botulínica é a segurança de sua aplicação. Os riscos são baixos quando comparados a outros procedimentos, porém é fundamental ter cuidado ao recorrer a ele e buscar por profissionais que realizem uma boa análise antes da aplicação, garantindo sua segurança durante todo o procedimento.

Na Garófalo Odontologia, utilizamos apenas a marca Allergan (Botox®), já consagrada no mercado, com grande quantidade de evidências científicas, segurança, efetividade e longevidade dos casos. Para o procedimento, realizamos o mapeamento da face, marcação dos pontos e aplicação de anestésico tópico para redução da dor.


VALE A PENA?


A toxina botulínica trouxe muitos benefícios para pacientes odontológicos, tornando-se uma ótima opção de tratamento com resultados duradouros e pouco invasivos. Além disso, o Botox® consegue, também, complementar a harmonização facial com outros tratamentos estético-funcionais.


Desta forma, a relação entre o Dentista e o Botox® pode ser considerada permanente, com profissionais cada vez mais capacitados para administrarem a substância.


Gostou deste artigo? Então confira: https://www.garofaloeassociados.com/single-post/implante-dent%C3%A1rio-volte-a-sorrir

Posts Em Destaque