• Stephanie Assimakopoulos Garófalo

Aparelho Fixo ou Alinhador Invisível, qual escolher?


Se você precisa de correção ortodôntica e está em dúvida sobre qual a melhor opção para o seu tratamento, essa é uma leitura feita para você! Separamos características dos dois tipos de aparelhos, vantagens e desvantagens, para você entender qual opção se adequa mais às suas necessidades. Claro, sem esquecer da indicação do seu dentista.

São vários os tratamentos ortodônticos para melhorar a estética e saúde bucal, deixar o sorriso mais harmônico, alinhar ou corrigir a posição dos dentes e corrigir a mordida são alguns motivos para pacientes procurarem o melhor para o seu caso. Cada tipo pode depender do gosto e estilo de vida do paciente.

Existem algumas opções oferecidas nas clínicas odontológicas, como os aparelhos fixos ou removíveis, como os alinhadores.

Por terem sido criados há mais de 300 anos, os aparelhos fixos têm evoluído ao longo do tempo e têm sido mais utilizados e, por isso, são também chamados de convencionais. Podem ser metálicos, cerâmicos ou de policarbonato, (essas 2 últimas opções são mais estéticas). São aparelhos colados nos dentes e promovem sua movimentação graças ao fio preso ao aparelho.

Sobre os prós: por ser fixo, a evolução do tratamento depende menos do paciente. Não existe a preocupação de se lembrar de recolocar o aparelho a cada vez que é removido. Aparelhos fixos ainda resolvem casos de complexidade maior e, dependendo do caso, podem ter um custo menor para o paciente.

Sobre os contras: aparelhos fixos costumam gerar desconforto, principalmente nas primeiras semanas após ser instalado. Podem acontecer irritações na bochecha, lábios, etc. A higienização é trabalhosa é a alimentação tem algumas restrições, para que o aparelho fixo não seja danificado.


Alinhadores transparentes ou invisíveis: mais recentes, esses aparelhos são confeccionados com material plástico cristalino específico, sobre o modelo do paciente previamente escaneado (ou moldado).

São utilizados para alinhamento ou nivelamento dentário, em fase adulta, adolescência ou infância do paciente.

Sobre os prós: ESTÉTICA - não existe, hoje, aparelho mais estético do que os alinhadores. O paciente pode remover para se alimentar e fazer a higienização adequada sem despender mais tempo, além de não sofrer restrições alimentares por causa do tratamento ortodôntico.

Sobre os contras: por ser removível, o paciente pode perder o aparelho, esquecer de recolocá-lo após se alimentar, não utilizar corretamente ao sentir pressão nos dentes que estão sendo movimentados. Tudo isso gera prejuízo e atrasos no tratamento. O paciente precisa estar motivado, estimulado e ser disciplinado para usar este ou qualquer outro tipo de aparelho removível.

Cada aparelho tem maior ou menor eficácia em tratar problemas de alinhamento, nivelamento e mordida dentária. Vale uma conversa com o ortodontista na hora da decisão!

Estar sempre em contato com o profissional para esclarecer dúvidas ou resolver emergências também é muito importante.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
 
WhatsApp