• Stephanie Assimakopoulos Garófalo

A troca das restaurações de amálgama é segura? É sempre necessária?

As restaurações de amálgama são as famosas restaurações que possuem a cor cinza-escuro feitas por ligas metálicas e contendo, entre outros metais, o mercúrio, a prata, o cobre e zinco. Elas são restaurações que existem há muitos anos, mas atualmente já não são as de melhor indicação.



A maioria dos pacientes que as possuem se sentem incomodados por não serem nada estéticas, mas sempre houve um consenso de que estas restaurações eram mais resistentes, duráveis e seguras do que as de material estético. Apesar da vontade de realizar a troca, muitos se perguntam: Posso trocá-las com segurança e bons resultados e durabilidade?


Se a restauração não possuir infiltrações, degradação ou não apresentar danos como trincas nos dentes restaurados e não incomodar o paciente esteticamente, ela pode ser mantida . No entanto, existem pacientes que se sentem desconfortáveis ao falar ou sorrir por causa da aparência da restauração. Além disso, o mercúrio, composto das restaurações de amálgama, teve sua fabricação e comercialização proibida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2019, uma vez que o mercúrio em pó é prejudicial à saúde.


Vale contudo salientar, que mesmo restaurações em perfeito estado, podem ser trocadas de forma segura, apenas com indicação estética, sem nenhum prejuízo ao dente, desde que o profissional esteja capacitado a trabalhar corretamente não só a remoção do amálgama, como a realização da nova restauração em resina.


RESISTÊNCIA E APARÊNCIA DAS RESTAURAÇÕES DE AMÁLGAMA


Mesmo com os problemas relacionados ao mercúrio da composição do amálgama dentário, a resistência desse tipo de restauração é alta, o que fez ela ser utilizada por mais de 150 anos. Restaurações em amálgama podem durar mais de 20 anos e possuem uma alta resistência mastigatória. São materiais que apesar disso levam a um alto índice de trincas e fraturas aos dentes com ele restaurados, além de grandes indutores das famosas e cada vez mais recorrentes lesões de colo dental que levam à sensibilidade dental e muitas vezes retração gengival. Um exame detalhado dos dentes restaurados e exames complementares podem ajudar o paciente a receber as informações necessárias sobre o diagnóstico de seu caso e as possibilidades restauradoras para que possa decidir sobre as opções dev tratamento que mais lhe agradem.


Procure sempre uma clínica para avaliar seu estado de saúde antes de tomar qualquer decisão importante em relação ao seu sorriso!


TRATAMENTOS DENTÁRIOS NA GARÓFALO ODONTOLOGIA


Na Garófalo Odontologia você encontra profissionais de confiança, preparados para lhe oferecer todas as orientações necessárias.


Entre em contato e agende uma consulta!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
 
WhatsApp