• Stephanie Assimakopoulos Garófalo

A evolução dos procedimentos ortodônticos e o scanner intraoral

A moldagem ortodôntica serve para criar um modelo da arcada dentária, que pode ser estudado fora da boca do paciente. Agora, com a tecnologia de escaneamento intraoral, criar esse modelo se tornou mais prático e rápido, além de muito mais confortável para os pacientes.



Para planejar tratamentos como implantes, aparelhos ortodônticos, próteses, entre outros, o dentista precisa ter em suas mãos um modelo da arcada do paciente. Este modelo serve como guia para a elaboração de elementos protéticos, movimentos ortodônticos e até mesmo para uma simulação de um tratamento estético, ajudando a alinhar as expectativas do resultado final tanto do profissional quanto do cliente.

A tecnologia a nosso favor


Existem, atualmente, dois tipos de moldagem: a tradicional e a digital. A primeira é feita manualmente, com materiais de moldagem que precisam ser preparados e aplicados corretamente para um bom resultado. Apesar de ser um procedimento que não causa dor, pode causar incômodo e náusea para quem for mais sensível, já que o material entra em contato diretamente com os dentes e tecidos bucais.



Já na moldagem digital (escaneamento intraoral), utiliza-se um scanner odontológico ligado a um computador que “une” as imagens tomadas dos dentes, criando um modelo 3D da arcada. Mais rápido e menos invasivo, o método traz altíssima precisão, agilidade e muito menos desconforto.



Vantagens


Assim como em todas as áreas da odontologia, ter novas tecnologias associadas às práticas diárias proporciona aos pacientes inúmeras melhorias. A seguir, algumas das vantagens do escaneamento intra oral:

1- Auxilia no diagnóstico precoce de lesões de cárie;

2- Mais agilidade na documentação de casos;

3- Maior previsibilidade de resultado do seu tratamento;

4- Evita o método clássico de moldagem, que pode causar incômodo e apresentar distorções;

5- Permite o envio da documentação digital aos fabricantes de alinhadores, e laboratórios de prótese, por exemplo, acelerando o começo de tratamento;

6- Maior conforto ao paciente.

É inegável que a tecnologia nos consultórios ajuda a otimizar nossos processos. Na Garófalo Odontologia, estamos sempre em busca do que há de mais atual, para oferecer o melhor para os nossos pacientes, tanto em conhecimento, quanto em tecnologia.


Aproveite, entre em contato e marque uma consulta!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
 
WhatsApp